segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Salmo 19

SALMO 19 (18) 

A ordem que Deus quer

Do mestre de canto. Salmo. De Davi.

1     O céu manifesta a glória de Deus, e o firmamento proclama a obra de suas mãos.

2     O dia passa a mensagem para outro dia, a noite a sussurra para a outra noite.

3     Sem fala e sem palavras, sem que a sua voz seja ouvida,

4     a toda a terra chega o seu eco, aos confins do mundo a sua linguagem.

      Aí ele pôs uma tenda para o sol,

5     e este sai, qual esposo de seu quarto,

      como herói alegre, percorrendo o seu caminho.

6     Ele sai de um extremo do céu,

      e o seu percurso vai até o outro lado; nada escapa ao seu calor.

7     A lei de Javé é perfeita, um descanso para a alma.

      O testemunho de Javé é firme, instrução para o ignorante.

8     Os preceitos de Javé são retos, alegria para o coração.

      O mandamento de Javé é transparente, é luz para os olhos.

9     O temor de Javé é puro e estável para sempre.

      As decisões de Javé são verdadeiras e justas igualmente.

10    São mais desejáveis do que ouro, mais do que ouro refinado.

      São mais doces que o mel, que vai escorrendo dos favos.

11    Com elas, também teu servo se esclarece, e observá-las traz grande proveito.

12    Quem pode discernir os próprios erros? Purifica-me das faltas escondidas!

13    Preserva do orgulho o teu servo, para que ele nunca me domine: deste modo eu serei íntegro, inocente de uma grande transgressão.

14    Que te agradem as palavras da minha boca, e o meditar do meu coração chegue à tua presença, Javé, minha rocha e redentor!